quinta-feira, 6 de maio de 2010

Segundo Eixo Programático

II. Por um sindicato democrático e construído pela base, autônomo em relação a governos, partidos e administrações universitárias, capaz de articular-se ao conjunto das lutas e organizações dos trabalhadores na defesa de seus direitos humanos, sociais e trabalhistas.




1- Defesa do fortalecimento da ADUnB-SS, de seu Conselho de Representantes e de seu papel na defesa das condições de trabalho dos docentes, da universidade pública e dos seus trabalhadores.

2- Constituição da ADUnB-SS em fórum de debates da universidade, da educação, da ciência e da tecnologia no país, e dos grandes temas nacionais e internacionais, com clareza de objetivos, onde as razões humanas, sociais e ambientais devem ser defendidas.

3- Promoção do mais amplo debate sobre temas candentes, tais como: expansão da universidade; gestão democrática, autônoma e transparente; processos de privatização; papel das fundações e a
própria política sindical.

4-Transformação da Casa do Professor, sede da ADUnB-SS, em pólo de convivência e de eventos culturais, acadêmicos, sindicais e políticos onde também se discutam .os problemas que afetam o cotidiano dos professores, como segurança no campus, moradia funcional, saúde, falta de salas de aula e outros.

5- Transformação da ADUnB-SS em espaço para a discussão sistemática das condições de trabalho docente dos quatro campi - Darcy, Planaltina, Ceilândia e Gama -, permitindo troca de experiências internas/externas e vinculação entre o nosso trabalho acadêmico e a realidade que vivemos.

6- Estabelecimento de condições, na ADUnB-SS, para a mais ampla e real participação dos novos campi em nossa seção sindical.

7- Defesa dos serviços públicos, dos direitos sociais e dos direitos dos trabalhadores. Organização de estruturas de apoio da ADUnB nos campi.

8- Articulação das lutas dos docentes, salvaguardadas suas especificidades, às lutas dos estudantes e dos servidores, promovendo o mais amplo diálogo entre a ADUnB-SS e as organizações sindicais dos demais segmentos da universidade.

9- Busca de articulação, sempre que oportuna e necessária, das lutas dos docentes às lutas do conjunto da classe trabalhadora e da juventude no DF, na região e no Brasil.

10- Defesa do ANDES-SN como sindicato único dos docentes das instituições de ensino superior.

11- Abertura de amplo debate interno com a categoria docente sobre o processo de reorganização da classe trabalhadora brasileira na perspectiva da independência de classe e da democracia nas organizações dos trabalhadores.

Primeiro Eixo Programático

Em defesa da UnB como universidade pública, gratuita e de qualidade; autônoma, democrática, laica e socialmente referenciada, baseada no tripé indissociável entre ensino, pesquisa e extensão



1- Valorização do trabalho docente: recomposição e aumento salarial, incorporação de todas as gratificações e demais rubricas ao salário-base, abertura de concursos públicos e implementação
democraticamente discutida de um plano de carreira docente.

2- Autonomia e gestão democrática da UnB e de todas as instituições públicas de ensino superior.

3- Financiamento público da universidade e da produção do conhecimento. Contra o processo de privatização e mercantilização progressiva da educação e do conhecimento. Em defesa da educação como direito de todos e dever do Estado.

4- Expansão da universidade pública com qualidade, com recursos assegurados para isso, reservando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, valorizando as ações afirmativas, na perspectiva da progressiva universalização do acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade, com garantia de permanência.

5- Recuperação da FUB como fundação pública capaz de financiar e administrar de forma autônoma e transparente os recursos acadêmicos, os orçamentário-financeiros, buscando construir alternativas viáveis para contribuir na superação da lentidão imposta pela atual estrutura burocrática da UnB.

6- Realização do Congresso Estatuinte Paritário da UnB como espaço de elaboração, de debate democrático e qualificado da universidade que queremos construir coletivamente.

7- Luta contra a precarização do trabalho na UnB: dos docentes, dos professores substitutos, dos professores tutores da UAB quanto ao pagamento das bolsas e dos técnico-administrativos e dos trabalhadores terceirizados.

Por que participamos e estamos na luta?

Em virtude do recente aumento do quadro docente, a nossa seção sindical conta hoje com 2000 sindicalizados. A contratação de novos professores, resultado do processo de expansão das universidades federais, aliada à conjuntura de greve, que também despertou a necessidade da filiação, colaborou para a ampliação do quadro de sindicalizados. A nova conjuntura trouxe exigências e, consequentemente, a necessidade de outras respostas.
Entendemos e propomos, como fundamental, realizar e consolidar um trabalho organicamente articulado entre UnB-Darcy, UnB-Planaltina, UnB-Gama e UnB-Ceilândia, buscando fortalecer o trabalho acadêmico e político que leve, de fato, à participação de todos.
A CHAPA 2 – Participação e Luta - tem o compromisso com todos os professores, incluindo os aposentados, com vistas a proporcionar um espaço efetivo de debate. Temos consciência de que não é necessária somente a veiculação das informações, mas sua visibilidade e transparência, além da apropriação dessas informações por parte daqueles que de fato são o sindicato (todos os professores), tornando-os protagonistas da vida sindical e não meros expectadores das ações de um grupo no sindicato. Queremos que a ADUnB-SS se transforme em espaço de convivência e de realização de eventos acadêmicos, culturais e políticos, incentivando a reflexão plural, buscando a excelência acadêmica e a valorização da universidade como espaço de participação, luta e conquista por uma sociedade justa.

Quem Somos?

Somos professores que, junto a outros companheiros que compartilham das mesmas ideias, construímos cotidianamente a luta por uma universidade pública de qualidade.


Neste momento lutamos contra a redução salarial na UnB. E por isso, quando se esgotaram as possibilidades de resolução do problema da URP, acreditamos que a greve unificada é o caminho para fazer valer nossos direitos, valorizando a construção coletiva na sua legítima representação.

Somos professores que se identificam com essa construção coletiva e com a unidade do movimento de professores, dos técnico administrativos e dos estudantes na luta por uma UnB de todos e para todos. Construímos a cada passo a direção política de nosso movimento, confrontando-nos cotidianamente com a confusão política e a ausência da atual diretoria da ADUnB-SS, composta e sustentada pelo mesmo grupo que apoiou até o fim a administração da UnB derrubada em abril de 2008 pela vitoriosa ocupação da reitoria.

No dia a dia vivemos a experiência concreta da necessidade de se construir uma nova direção para nossa seção sindical, autônoma, independente e democrática, que repasse à categoria as devidas informações sobre os projetos do Executivo e do Legislativo que atacam a universidade pública e nossos direitos, sobre a realidade de nossa UnB e sobre as atividades de nosso sindicato nacional; que não busque substituir a categoria, mas ajude a preparar nossas lutas e que seja solidária com as lutas dos trabalhadores; que promova e incentive os necessários debates, e assim faça de nossa seção sindical o espaço político vivo e plural a partir do qual possamos intervir na realidade de nossa cidade e de nosso país.






Suplente da Tesouraria Cláudia Nalon (IE)
Doutora em Ciência da Computação (University of Liverpool), participante do grupo de pesquisa GTC/UnB, representante da Sociedade Brasileira de Computação junto à UNB.

2o. Tesoureiro Odécio Pissaia (FM)

Possui graduação em Medicina na Universidade de Londrina/Paraná. Especialização e pós-graduação em Patologia Humana na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e na Universidade Federal de São Carlos. Foi professor na USP de Ribeirão Preto e na Universidade de São Carlos. Desde 1989 é professor na área de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

1o. Tesoureiro Mário Lima Brasil(IdA)

Possui graduação em Música pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Música pela Universidade de Música e Artes de Tóquio (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação/Artes/Música pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música afro-brasileira na amazônia, composição musical, etnomusicologia, educação musical.




Suplente da secretaria - Flávia Mazitelli - FCE

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e Mestrado em Educação pela UNESP (2005). É docente de nível superior há 7 anos e desde agosto de 2009 é professora assistente da Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva e políticas públicas de saúde, educação inclusiva e vulnerabilidade social. Participou na elaboração do projeto Político Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo em 2007. Atualmente participa de projeto de iniciação científica na área de álcool e drogas, além de projetos de extensão na área de Sexualidade com Jovens de Ceilândia; e de Acolhimento com Classificação de Risco no HRC.


1o. Secretário Pedro Russi Duarte (FAC)

Doutor em Ciências da Comunicação. Professor da Universidade de Brasília (UnB) – Graduação e Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – Faculdade de Comunicação – Departamento de Audiovisuais e Publicidade. Coordenador do Núcleo de Estudos de Semiótica em Comunicação (Nesecom-UnB) e da Linha de Pesquisa: Teorias e Tecnologias da Comunicação. Integrante da Comissão de Planejamento e Gerência do CPG/PROF (Programa de Fomento à Pós-Graduação) – Capes. Integrante do Comitê Institucional Gestor (CIG) do Programa de Iniciação Científica (ProIC/DPP/UnB).















Secretária Geral: Marcela Soares (IH)

Professora do Departamento de Serviço Social da UnB. Possui graduação em Serviço Social pela UFRJ. Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ. Atualmente coordena o grupo de estudos e pesquisa Terra e Trabalho - SER/UnB. É integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo- CFCH/UFRJ e do Grupo de pesquisa de Políticas Públicas: Entre o Estado e o Terceiro Setor/UFRJ.







Suplente da vice-presidência - Daniela Neves - (IH)
Professora do Departamento de Serviço Social, Doutora em Serviço Social pela UFRJ, pesquisadora da área de Serviço Social e membro da Câmara de Assuntos Comunitários - CAC da UnB.

2ª Vice-Presidência - Hélvia Leite Cruz (FE)

-Professora da Faculdade de Educação. Licenciada em Pedagogia pela UnB. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Doutora em Sociologia pelo ICS da UnB. Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho do ICS, GEPT e ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Trabalho, NEPET da FE. Foi Diretora da ADUnB/SS nas gestões 2000-2002 e 2002-2004.

Vice-Presidente Alex Calheiros (IH)
Possui graduação e Doutorado pelo Departamento de
Filosofia da Universidade de São Paulo. Defendeu Tese sobre a Formação Estética e Política do cinema neo-realista italiano. Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UnB. Representante do Departamento de
Filosofia no IH.






Presidente - Maria Auxiliadora César (CEAM) - Aposentada

Professora aposentada, possui graduação em Ciências Sociais e em Serviço Social e especialização e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Havana/Cuba. Atualmente é coordenadora do NESCUBA - Núcleo de Estudos Cubanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplianares da UnB. Tem vasta experiência em pesquisa e atua principalmente na área de Política Social. É componente do grupo de pesquisa Politiza, do NEPPOS - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Política Social. Participou da direção da ADUnB em gestões anteriores e compôs a vice-presidência do ANDES/SN por duas vezes.

CHAPA 2 – Participação e Luta

CHAPA 2 – Participação e Luta

Presidente: Maria Auxiliadora César (CEAM) - Aposentada

1o. Vice-Presidente: Alex Sandro Calheiros de Moura (IH)

2a. Vice-Presidente: Hélvia Leite Cruz (FE)

Suplente da Presidência: Daniela Neves de Sousa (IH)

Secretária Geral: Marcela Soares Silva (IH)

1o. Secretário: Pedro Russi Duarte (FAC)

Suplente de Secretaria: Flávia Mazitelli de Oliveira (FCE)

1o. Tesoureiro: Mario Lima Brasil (IdA)

2o. Tesoureiro: Odécio Pissaia (FM)

Suplente da Tesouraria: Cláudia Nalon (IE)