II. Por um sindicato democrático e construído pela base, autônomo em relação a governos, partidos e administrações universitárias, capaz de articular-se ao conjunto das lutas e organizações dos trabalhadores na defesa de seus direitos humanos, sociais e trabalhistas.
1- Defesa do fortalecimento da ADUnB-SS, de seu Conselho de Representantes e de seu papel na defesa das condições de trabalho dos docentes, da universidade pública e dos seus trabalhadores.
2- Constituição da ADUnB-SS em fórum de debates da universidade, da educação, da ciência e da tecnologia no país, e dos grandes temas nacionais e internacionais, com clareza de objetivos, onde as razões humanas, sociais e ambientais devem ser defendidas.
3- Promoção do mais amplo debate sobre temas candentes, tais como: expansão da universidade; gestão democrática, autônoma e transparente; processos de privatização; papel das fundações e a
própria política sindical.
4-Transformação da Casa do Professor, sede da ADUnB-SS, em pólo de convivência e de eventos culturais, acadêmicos, sindicais e políticos onde também se discutam .os problemas que afetam o cotidiano dos professores, como segurança no campus, moradia funcional, saúde, falta de salas de aula e outros.
5- Transformação da ADUnB-SS em espaço para a discussão sistemática das condições de trabalho docente dos quatro campi - Darcy, Planaltina, Ceilândia e Gama -, permitindo troca de experiências internas/externas e vinculação entre o nosso trabalho acadêmico e a realidade que vivemos.
6- Estabelecimento de condições, na ADUnB-SS, para a mais ampla e real participação dos novos campi em nossa seção sindical.
7- Defesa dos serviços públicos, dos direitos sociais e dos direitos dos trabalhadores. Organização de estruturas de apoio da ADUnB nos campi.
8- Articulação das lutas dos docentes, salvaguardadas suas especificidades, às lutas dos estudantes e dos servidores, promovendo o mais amplo diálogo entre a ADUnB-SS e as organizações sindicais dos demais segmentos da universidade.
9- Busca de articulação, sempre que oportuna e necessária, das lutas dos docentes às lutas do conjunto da classe trabalhadora e da juventude no DF, na região e no Brasil.
10- Defesa do ANDES-SN como sindicato único dos docentes das instituições de ensino superior.
11- Abertura de amplo debate interno com a categoria docente sobre o processo de reorganização da classe trabalhadora brasileira na perspectiva da independência de classe e da democracia nas organizações dos trabalhadores.