Em defesa da UnB como universidade pública, gratuita e de qualidade; autônoma, democrática, laica e socialmente referenciada, baseada no tripé indissociável entre ensino, pesquisa e extensão
1- Valorização do trabalho docente: recomposição e aumento salarial, incorporação de todas as gratificações e demais rubricas ao salário-base, abertura de concursos públicos e implementação
democraticamente discutida de um plano de carreira docente.
2- Autonomia e gestão democrática da UnB e de todas as instituições públicas de ensino superior.
3- Financiamento público da universidade e da produção do conhecimento. Contra o processo de privatização e mercantilização progressiva da educação e do conhecimento. Em defesa da educação como direito de todos e dever do Estado.
4- Expansão da universidade pública com qualidade, com recursos assegurados para isso, reservando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, valorizando as ações afirmativas, na perspectiva da progressiva universalização do acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade, com garantia de permanência.
5- Recuperação da FUB como fundação pública capaz de financiar e administrar de forma autônoma e transparente os recursos acadêmicos, os orçamentário-financeiros, buscando construir alternativas viáveis para contribuir na superação da lentidão imposta pela atual estrutura burocrática da UnB.
6- Realização do Congresso Estatuinte Paritário da UnB como espaço de elaboração, de debate democrático e qualificado da universidade que queremos construir coletivamente.
7- Luta contra a precarização do trabalho na UnB: dos docentes, dos professores substitutos, dos professores tutores da UAB quanto ao pagamento das bolsas e dos técnico-administrativos e dos trabalhadores terceirizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário