sexta-feira, 14 de maio de 2010

5 Razões para se Votar na Chapa 2


1. A Universidade é um espaço por excelência de trocas e colaborações entre professores, alunos e funcionários. Desse cotidiano marcado pela convivência é que o conhecimento se constrói e é difundido. A Chapa 2 tem o compromisso intensificar todas as formas de cooperação entre saberes, transformar a UnB num espaço vivo, onde as contradições, as oposições convivam civilizadamente.

2. O conhecimento e seu desenvolvimento é um processo dialético. Em oposição à defesa do emprego de recursos sinestésicos para acentuar o isolamento das pessoas, a Chapa 2 caminha com convicção para o lado oposto. Defendemos que o processo de construção do saber exige um cotidiano marcado pela presença de pessoas. Nossa onda, em oposição à acomodação e individualismo ancorados na participação virtual, é gente de verdade, com nomes, rostos, sexos, voz e ouvidos, gente que se indigna, que discorda, que debate, que recua, concorda e cede .

3. A independência e autonomia para a Chapa 2 não significa ir ao sabor do vento. Nós entendemos que para fazer política com responsabilidade é preciso ter lado. A defesa dos interesses dos professores, quanto aos seus vencimentos, suas carreiras, suas condições para ensinar, cada componente da nossa luta exige determinação e um alinhamento escrupuloso com a democracia, com todos aqueles que se empenham numa luta histórica por um Brasil melhor para todos. Assim, nossa autonomia e independência nos permitem acima de tudo, manter nossos compromissos em prol de uma Universidade Pública de qualidade, plural e autônoma como devem ser os centros de construção do conhecimento.

4. Ocupar a ADUNB. A Chapa 2 defende que o espaço físico do nosso sindicato precisa ser apropriado pelos professores em todas as horas do dia. Para nosso espaço ganhar vida é preciso torná-lo em algo que cada um entenda como sendo o seu lugar. Nesse sentido defendemos que se instale na sede da Adunb serviços como um Café que abrigue atividades culturais de musica, lançamentos de livros, debates e, principalmente, que abrigue no dia a dia as conversas e encontros que hoje precariamente acontecem no Café com Letras.

5. Nós somos de fato um grupo que vai fazer a diferença. Não pretendemos com isso assumir a posição de sermos melhores nem piores do que ninguém. Nós faremos diferença por força da história de cada um dos nossos companheiros de Chapa 2 e seus compromissos de vida com a democracia e com a universidade pública. Nós faremos a diferença porque essa convicção democrática nos permite lidar com as diferenças, com os conflitos de ideias e interesses e construir uma unidade a partir das convergências que só o diálogo e o escrupuloso compromisso com a nossa Universidade pode permitir.

VOTE CHAPA 2 em defesa da UnB

2 comentários:

  1. Gostaria de saber a opiniao da Chapa 2 sobre a baderna de 5a feira no CEPE.

    Vejam ainda este post:
    http://cienciabrasil.blogspot.com/2010/05/sobre-os-arruaceiros-profissionais-da.html

    abraços
    Marcelo Hermes

    ResponderExcluir
  2. "Do rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem." (Bertold Brecht)

    ResponderExcluir