segunda-feira, 17 de maio de 2010

Unir a Comunidade da UnB em Defesa dos Nossos Direitos

A greve unificada da UnB contra o corte salarial foi capaz de reunir toda a comunidade universitária. Nela aprendemos que somos mais fortes na luta em defesa de nossos direitos quando ela transcende as fronteiras deste ou daquele segmento e se torna uma luta unificada de toda a comunidade da UnB. Nela aprendemos que a ampla unidade da comunidade universitária é fundamental não só para derrotar o corte salarial que o governo pretende impor à UnB, mas para todas as lutas que ainda teremos de travar em defesa de nossos direitos e da própria Universidade Pública.

A forma desastrada com que a diretoria da ADUnB encaminhou unilateralmente o fim da greve destruiu esta unidade, dividindo os docentes e a comunidade universitária e instalando o caos na UnB. Os servidores técnico-administrativos que estão com seus (baixos) salários cortados em 26% continuam em greve, contam com o apoio dos estudantes e lutam para conquistar o direito à isonomia de tratamento em relação aos docentes e a garantia de que o pagamento integral de seus salários voltará a ocorrer. Os servidores e grande parte dos estudantes e dos docentes estão neste momento indignados com a forma com que parte dos docentes se empenha em fazer a UnB voltar a funcionar a qualquer custo, como se nada estivesse acontecendo.


Há hoje um imenso desconforto ético e político com a situação que foi instalada em nossa UnB. Para agravar ainda mais esta situação, a diretoria da ADUnB e a chapa 1 divulgaram notas no fim da semana passada exigindo "pulso firme" da reitoria para lidar com a grave crise ética, política e institucional que foi desencadeada pela forma como eles encaminharam a saída de greve. Depois da greve unificada, com seus salários no bolso, a diretoria da ADUnB e a chapa 1 exigem agora, publicamente, que a repressão seja o método utilizado pela reitoria da UnB contra os servidores e estudantes em greve. Não satisfeitos em dividir os docentes, pedir a prisão do reitor, jogar servidores e estudantes contra os docentes e comprometer severamente as relações entre os segmentos e a própria unidade da comunidade universitária na luta em defesa de nossos direitos, eles agora exigem que a "volta a normalidade" seja obtida a ferro e fogo, como se ainda estivéssemos na ditadura!

Em face de tudo isso, a atual diretoria da ADUnB e a chapa 1 perderam o que ainda pudesse lhes restar da autoridade moral e política que se faz necessária para representarem os docentes da UnB. Sua conduta irresponsável é uma clara aposta no caos institucional e a mensagem ética e política que ela transmite ao conjunto da comunidade universitária e a sociedade merece, mais uma vez, o mais amplo repúdio.

Para reconstruir ética e politicamente nossas relações com os servidores e os estudantes, restabelecer a integridade de nossa comunidade universitária, reaver   o necessário respeito da comunidade e da sociedade e recuperar nossa capacidade de lutar de forma unificada por nossos direitos na UnB,

VOTE CHAPA 2 – PARTICIPAÇÃO E LUTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário