sexta-feira, 14 de maio de 2010

As Chapas Ponto a Ponto

Por: Alex Calheiros e Pedro Russi (CHAPA 2)

Apresentamos as propostas das chapas por meio deste quadro comparativo levando em consideração as principais ações propostas nos respectivos programas. Vale destacar que existem dois tipos distintos de concepção de sindicato e universidade.

O programa concorrente enfatiza a prática clientelista, tutelar, considera o professor como receptor de favores e não como sujeito de direitos.

O programa da CHAPA 2 busca avançar e construir coletivamente; é por isso que conclamamos (a) os professores para que participem e lutem para a obtenção de conquistas para o cotidiano de seu trabalho docente e para o conjunto dos trabalhadores. Ao votar na CHAPA 2 não se está votando somente em uma representação sindical para cumprir formalidades; se está votando em um grupo que, com o conjunto dos docentes, servidores e estudantes, assume o compromisso de defender uma universidade de qualidade digna para todos. Isso é valorizar os que fazem parte da vida universitária!

CHAPA 1
CHAPA 2
Apresenta dois eixos programáticos:
(I)   Em defesa da UnB como universidade pública, gratuita e de qualidade; autônoma, democrática, laica e socialmente referenciada, baseada no tripé indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.
(II) Por um sindicato democrático e construído pela base, autônomo em relação a governos, partidos e administrações universitárias, capaz de articular-se ao conjunto das lutas e organizações dos trabalhadores na defesa de seus direitos humanos, sociais e trabalhistas.
Não apresenta
§ Luta contra a precarização do trabalho na UnB: dos docentes, dos professores substitutos, dos professores tutores da UAB quanto ao pagamento das bolsas e dos técnico-administrativos e dos trabalhadores terceirizados.
§ Lutar contra qualquer corte salarial; Coordenar ações em prol da isonomia salarial dos professores; Criar mecanismos mais ágeis de progressão por mérito e por tempo de serviço, como o reconhecimento da legitimidade do CV Lattes como documento comprobatório das atividades acadêmicas; Discutir um plano de carreira que contemple os objetivos, as especificidades e o mérito de nossa profissão; Buscar a extensão das gratificações aos aposentados e equiparação da remuneração dos aposentados com os servidores da ativa; Buscar meios para a criação de mecanismos que garantam uma aposentadoria justa para os professores enquadrados no novo regime de previdência;
§ Valorização do trabalho docente: recomposição e aumento salarial, incorporação de todas as gratificações e demais rubricas ao salário-base, abertura de concursos públicos e implementação
democraticamente discutida de um plano de carreira docente.
§ Financiamento público da universidade e da produção do conhecimento. Contra o processo de privatização e mercantilização progressiva da educação e do conhecimento. Em defesa da educação como direito de todos e dever do Estado.
§ Defesa dos serviços públicos, dos direitos sociais e dos direitos dos trabalhadores. Organização de estruturas de apoio da ADUnB nos campi.
§ Lutar por melhores condições de trabalho;
§ O programa como um todo contempla essa ação
§ Trabalhar por uma ADUnB cada vez mais representativa, realizando campanha de ampliação do número de filiados e criando mecanismos que fomentem uma participação efetiva;
§ Incentivar a renovação, participação e fortalecimento do Conselho de Representantes;
§ Defesa do fortalecimento da ADUnB-SS, de seu Conselho de Representantes e de seu papel na defesa das condições de trabalho dos docentes, da universidade pública e dos seus trabalhadores.
§ Estabelecimento de condições, na ADUnB-SS, para a mais ampla e real participação dos novos campi em nossa seção sindical.
§ Transformação da ADUnB-SS em espaço para a discussão sistemática das condições de trabalho docente dos quatro campi - Darcy, Planaltina, Ceilândia e Gama -, permitindo troca de experiências internas/externas e vinculação entre o nosso trabalho acadêmico e a realidade que vivemos.
§ Continuar aprimorando os canais de discussão e divulgação das questões do sindicato (boletins, jornais, fóruns, encontros, etc.);
§ Abertura de amplo debate interno com a categoria docente sobre o processo de reorganização da classe trabalhadora brasileira na perspectiva da independência de classe e da democracia nas organizações dos trabalhadores.
§ Continuar transformando a Casa do Professor em lugar efetivo de encontro e convivência entre os professores, com palestras, lançamentos de livros, discussões, cultura e lazer, enfim, num local de interação efetiva e afetiva;
§ Continuar participando da busca de soluções aos problemas que dizem respeito diretamente à qualidade de vida dos professores, como plano de saúde e outros, sem perder a perspectiva de luta solidária pela universalização dos serviços de saúde, moradia e transporte;
§ Constituição da ADUnB-SS em fórum de debates da universidade, da educação, da ciência e da tecnologia no país, e dos grandes temas nacionais e internacionais, com clareza de objetivos, onde as razões humanas, sociais e ambientais devem ser defendidas.
§ Transformação da Casa do Professor, sede da ADUnB-SS, em polo de convivência e de eventos culturais, acadêmicos, sindicais e políticos onde também se discutam .os problemas que afetam o cotidiano dos professores, como segurança no campus, moradia funcional, saúde, falta de salas de aula e outros.
§ Promover e estimular eventos que integrem a comunidade universitária (docentes, discentes e servidores administrativos) para pensar e encaminhar propostas para a construção democrática de uma UnB que cumpra seus objetivos e garanta a qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão, sem prejuízo das diferenças
§ Recuperação da FUB como fundação pública capaz de financiar e administrar de forma autônoma e transparente os recursos acadêmicos, os orçamentário-financeiros, buscando construir alternativas viáveis para contribuir na superação da lentidão imposta pela atual estrutura burocrática da UnB.
§ Realização do Congresso Estatuinte Paritário da UnB como espaço de elaboração, de debate democrático e qualificado da universidade que queremos construir coletivamente.
§ Defesa do ANDES-SN como sindicato único dos docentes das instituições de ensino superior.
§ Articulação das lutas dos docentes, salvaguardadas suas especificidades, às lutas dos estudantes e dos servidores, promovendo o mais amplo diálogo entre a ADUnB-SS e as organizações sindicais dos demais segmentos da universidade.
§ Busca de articulação, sempre que oportuna e necessária, das lutas dos docentes às lutas do conjunto da classe trabalhadora e da juventude no DF, na região e no Brasil.

Nos dias 18 e 19 de maio, vote na CHAPA 2 – PARTICIPAÇÃO E LUTA

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